Com apoio da Senadora Ana Amélia, RS é habilitado a realizar triagem da Fibrose Cística

Foto: 

Por intermédio da senadora Ana Amélia (PP/RS), o Ministério da Saúde confirmou a inclusão da triagem da fibrose cística na Fase III do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo assessor especial do Ministério, Edson Pereira de Oliveira, em resposta à solicitação feita pela parlamentar.

A ideia da senadora teve origem no pedido de inclusão do exame feito pelo presidente da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose, Sergio Henrique Sampaio. A partir disso, a senadora intercedeu junto ao secretário estadual de saúde do RS, Ciro Simoni, que pediu apoio da progressista na causa.

A confirmação surgiu após contato feito pela parlamentar gaúcha com o ministro da saúde, Alexandre Padilha. Ana Amélia justificou a necessidade informando que o Rio Grande do Sul registra o maior número de casos da doença no Brasil, além de cumprir todos os requisitos básicos para a implementação da Fase III no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre.

O empenho da senadora para habilitar o RS à Fase III do Programa Nacional foi elogiado pelo coordenador estadual da Triagem Neonatal da seção de Saúde da Criança e do Adolescente, Luis Alberto Piccoli. Segundo ele, já foi realizada a vistoria técnica do Ministério da Saúde, com parecer informal positivo em relação à habilitação do serviço.

A senadora falou da sua satisfação ao receber a notícia e renovou a disposição de trabalhar em defesa das questões de saúde que envolvem o Estado e que estão ao alcance da atuação parlamentar.

- O Programa Nacional de Triagem Neonatal já está regulamentado há dez anos. Fico muito feliz em saber que atingiu a Fase III no RS e poderá realizar a triagem da fibrose cística, pelo SUS, em seus bebês – comentou.

Assessoria de Imprensa
Fonte: Site do SENADO