Circuito Rio Antigo

A manhã de domingo estava um pouco mais fresca que os dias anteriores, quando os termômetros chegaram a marcar 40°C no Rio de Janeiro. As nuvens garantiam um clima mais ameno, mas ainda assim abafado. Meia hora antes da largada, encontro na tenda da Up Sports em frente à Biblioteca Nacional. Cenário diferente para um público habituado a correr pela orla ou no Aterro do Flamengo, o centro do Rio também tem seus encantos. São prédios imponentes e ruas hora largas, habituadas ao transito de uma grande metrópole, hora estreitas e ainda ornamentadas pelo casario do século passado.

Números no peito, chip no pé, alongamento, aquecimento... todos prontos para largada misturados aos outros 6mil atletas.

A mineira Thaise Oliveira de 25 anos correu lado a lado com a professora Marise Amaral (45). Duas semanas antes, elas já tinham feito juntas o Circuito Vênus. Como havia prometido, Thaise foi disposta a melhorar sua marca e conseguiu. Fez o percurso em 34'30". Já perto da chegada o calor a fez sentir-se enjoada e pensar em parar, mas Marise estava lá e a fez continuar pegando-a pela mão e garantindo uma das imagens mais emocionantes do dia. A foto da chegada registrada pela nossa amiga Sara Grassi dá uma pequena ideia desse esforço. Esforço recompensado pela enorme satisfação de ter conseguido alcançar mais essa meta.

A equipe foi reforçada pelas funcionárias da ACAM-RJ. Destaque para Alcione Cipriano da Cruz, estagiária de Serviço Social de 35 anos que completou a prova com o melhor tempo entre as meninas (32'19"). Entre os pais, o destaque foi para o estreante Marcus Alexandre, administrador de 33 anos que terminou os 5Km em 27'33". Marcos, que detestava correr, ingressou no time há pouco mais de um mês e já fez bonito. Para os mais experientes, o desafio dos 10Km passando pela Perimetral com destaque para o advogado Rafael Grassi de 47 anos que completou o percurso em 52'16", seu melhor tempo. Rafael é um dos vários amigos da equipe que participa pelo simples prazer de ajudar a nossa causa. No feminino, a Dra. Tania Folesco, pneumologista conhecida de muitos apenas pelas consultas, terminou a prova em 59'10". Tania que já havia participado da primeira prova da equipe ainda em 2011 adorou a prova e elogiou muito a iniciativa de reunir amigos, pais, profissionais e pessoas com fibrose cística através da corrida.

Correndo ou caminhando, todos os 27 atletas de fibra completaram a prova com um sorriso no rosto.

A Equipe de fibra tem ainda mais dois compromissos esse ano. Na Corrida do Comércio, que acontece neste domingo em Niterói, o farmaceutico de Lage do Muriaé, Gustavo Pinho da Silva de 31 anos vai estreiar na equipe. Gustavo contou na última reunião da ACAM que só descobriu a FC quando já tinha 10 anos de idade e que sempre apostou no esporte como forma de driblar as dificuldades impostas pela doença. Gustavo que já pratica futevôlei, agora promete também correr para levar o nome da Equipe de Fibra mais longe.

Na São Silvestre que acontece em São Paulo no último dia do ano, vamos celebrar as conquistas desse ano tão importante para o nosso projeto.

Cristiano Silveira

Equipe de Fibra